A acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, milenar, mas, oficialmente, o Conselho Federal de Medicina do Brasil só a reconheceu como válida em 1995. E isso aconteceu porque cientificamente foi comprovada sua eficiência no alívio de dores e tensões. A técnica se baseia na inserção de delicadas agulhas em regiões do corpo, que variam de acordo com o benefício que se quer obter. Além da eficácia, o que permitiu que esta técnica milenar se tornasse hoje tão popular foi a possibilidade de se reduzir o uso de medicamentos.

MECANISMO DE AÇÃO DA ACUPUNTURA
A inserção de delicadas agulhas na pele estimula as terminações nervosas de determinada região, escolhida de acordo com o efeito desejado. Estes estímulos são encaminhados ao sistema nervoso central que libera os neurotransmissores que interessam para o resultado almejado. Consequentemente, a liberação de endorfinas resultará em controle de dor, a de acetilcolina resultará na melhora de aprendizado, memória, atenção, e assim por diante. Por isso, pela acupuntura obtém-se efeitos analgésicos (diminuição ou eliminação de dores), anti-inflamatórios, de relaxamento muscular, emocional, de modulação do sistema endócrino, imunológico, e tantas outras funções orgânicas.

COMO A ACUPUNTURA PODE SER APLICADA NA ODONTOLOGIA
Vários neurotransmissores liberados pelas delicadas agulhas inseridas pelo acupunturista são de interesse para a Odontologia, auxiliando ou complementando as ações dos cirurgiões-dentistas. Assim, a Acupuntura é utilizada nos tratamentos de abscessos, aftas, nas dores de diversas origens na cavidade bucal, nos diversos transtornos da articulação têmporo-mandibular (ATM), boca seca, salivação abundante, bruxismo, briquismo, pré-operatórios, pós-operatórios, edemas de face, ansiedade, enjoo e salivação intensa durante o tratamento odontológico, estomatites de diversas origens, afecções na face, alterações na língua, hemorragias, fobias de tratamento odontológico, enfermidades no lábio, herpes labial, herpes zoster, nevralgias, paralisias faciais, parestesias, e tantas outras enfermidades atendidas pela Odontologia.

A QUEM É INDICADA E NÃO INDICADA A ACUPUNTURA
A Acupuntura é indicada para pessoas de todas as idades, bebês, crianças, jovens, adultos e idosos. Para determinadas faixas etárias são feitas algumas variações de aplicações, como em bebês e crianças, e em idosos que têm pele muito fina e delicada. Algumas ressalvas são feitas em grávidas, entretanto, para elas a acupuntura pode ser útil quando há muitos vômitos, enjoos, dores lombares, inchaço, hipertensão, auxílio na indução do trabalho de parto, entre outras indicações.

COMO SÃO PROCESSADAS AS AGULHAS DE ACUPUNTURA
As agulhas utilizadas na Acupuntura são estéreis e descartáveis. As agulhas não são reutilizadas em nenhuma hipótese, nem mesmo no próprio paciente. Os descartes são feitos como todo material contaminado de consultórios , clínicas e hospitais – em recipientes apropriados para lixo contaminado, que é recolhido por empresa especializada e por ela incinerado.

HÁ ALGUMA SENSIBILIDADE NA INSERÇÃO DAS AGULHAS DE ACUPUNTURA?
As agulhas de acupuntura são de fabricação e uso exclusivo para esse fim. São delicadas e muito finas, o que permite inserção indolor ou quase indolor em grande número de pontos. A sensibilidade à sua inserção depende da sensibilidade, resistência e medo de cada pessoa, e dos pontos que serão utilizados.

Chamar no Whatsapp
Olá. Posso ajudar? Qual é a sua dúvida?